Menezes Cordeiro, António / Escritor
As obrigações implicam riscos. A má vontade do devedor, as insolvências, as modificações das circunstâncias, os reveses da fortuna, as delongas dos processos e, até, os sempre possÃveis erros judiciários: tudo isso envolve os créditos numa bruma de incerteza, que vem somar-se à s fragilidades da vida humana e das estruturas sociais, bem como, hoje, ao devir ambiental.
Desde sempre o Direito intenta limitar ou, sendo possÃvel, evitar os riscos que rodeiem os direitos, particularmente quando dependam de condutas humanas. Tal o papel das garantias: de origem distinta e com configurações diversas, todas elas têm o papel de assegurar o cumprimento das obrigações. O tráfego jurÃdico, com especial incidência na banca e nas operações de crédito, postula garantias e assenta na sua eficácia.
O presente X volume do Tratado de Direito Civil, agora em segunda edição atualizada, estuda as garantias nos seus diversos meandros e responde à s questões por elas postas. Com especial atenção aos recentes progressos jurÃdico--cientÃficos, nacionais, europeus e estrangeiros e tendo em conta mais de meio milhar de decisões judiciais, o X volume, como obra autónoma, disponibiliza, aos estudiosos, aos agentes económicos e ao público interessado, uma panorâmica eficaz do universo, por vezes obnubilado, das garantias.